domingo, 23 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: O CARATER DO PROFETA(SAS)



Bismallah

Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.



MUHAMMAD O EXEMPLO


Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo (33:21)

Começamos nossa aula com as palavras do Criador sobre Seu ultimo Profeta. As palavras de Allah(swt) mostram que Muhammad(sas) é um exemplo é ser seguido, hoje nós veremos porque dessa afirmação de Allah acima.


O Profeta Muhammad (sas) teve diversos milagres, e providências divinas, concedidas a ele por Allah(swt). Esses milagres foram provas contra os seus contestadores. Mais e nós que vivemos nos dias de hoje, que milagre temos visto para confirmar nossa Fé?

Os dois maiores milagres de Muhammad(sas) estão vivos e se encontram nos dias atuais, o Alcorão Sagrado, o Milagre Eterno, e o exemplo do Profeta sua biografia é um milagre.

Mais primeiro o que é um milagre? Milagre é definido como todo acontecimento bom que está acima da capacidade humana. Sendo assim a biografia do Profeta(sas) é um grande milagre, pois nenhum ser humano conseguiu chegar perto dos feitos de Muhammad. Por isso Allah(swt) o encarregou de ser o últimos dos Profetas.

Deus, o Altíssimo, descreveu o Profeta (sas) da seguinte maneira: “Certamente és de uma natureza e moral grandiosas.” [68:4]


O Mensageiro de Deus (sas) tinha um intelecto excelente, completo e destacável. Nenhum homem teve um intelecto tão completo e perfeito como ele. Isto se faz evidente quando pesquisamos ou lemos a biografia do Profeta e entendemos sua situação, suas significativas e compreensivas palavras, suas tradições, seus bons modos, sua ética e sua moral; sua capacidade de mostrar exemplos e de implementar políticas e comportamentos corretos. Foi um exemplo que sua gente procurava em todos os ramos do conhecimento, atos de adoração, medicina, leis de sucessão, linhagem e outros temas. Conhecia e aprendia tudo sem ler nem examinar as Escrituras daqueles que nos antecederam; também não se sentava com especialistas. O Profeta não teve uma educação formal, e ainda assim, sabia todo o conhecimento passado.


E eis a atitude memorável, o exemplo sublime, por excelência, de todas as épocas. Os habitantes de Makka o injuriaram física e moralmente, difamaram a sua doutrina, caluniaram-no, tiveram-no ao alcance das mãos a ele e aos seus companheiros, o humilhou e o agrediu, marginalizaram-no, não permitiram que ninguém falasse e tratasse com ele; confinaram-no em um determinado local, puseram espinhos em seu caminho, arrojaram nele lixo, fezes, enquanto ele estava prostrado, zombaram dele, fizeram com seus companheiros atrocidades inimagináveis. Isto continuou assim, não por um dia ou dois, mas por treze anos. Em seguida, o combateram e assassinaram os seus familiares e companheiros. Foi assim, até que ele os venceu, colocando-os à sua frente, ao redor da Caaba, humilhados e indefesos.


Ai se mostra a grandeza de um homem, seus inimigos vencidos, aqueles que zombaram dele e o humilharam estavam indefesos, e o que ele fez? Então, o Profeta(sas) lhes perguntou: "Que pensais que farei convosco?" Lembraram-se de tudo quanto haviam cometido e esperaram os seus castigos merecidos. Porém, lembraram-se também da moral de Mohammad e, conhecendo sua a exemplaridade, disseram: "És um irmão generoso, filho de um irmão generoso." E se calaram, aguardando a sentença decisiva. Seria comum se ele mandasse os executar.

Porém, a sentença de Mohammad(sas) era outra. Era uma surpresa que ninguém esperava; uma surpresa, que foi causa de assombro, em sua época, e em todas as épocas vindouras. Disse-lhes: "Ide, pois estais livres”.


Ele não prendeu ninguém, não impôs nenhuma penalidade, não utilizou força nenhuma mas apenas disse : “Ide, estais livres’.


Foi quando Omar(R) questionou a respeito da atitude o Profeta ao dizer: Como os concede indulto e eles maltrataram tanto? Respondeu o Profeta (s): Pois espero que Deus faça sair da descendência deles pessoas que irão adorar tão-somente a Ele, e que não irão associar a Ele parceiro algum.’

É por essa e outros fatos que Muhammad(sas) é considerado por muitos historiadores não muçulmanos o maior da historia. Lamartine o descreve assim: "O filósofo, o orador, o apóstolo, o legislador, o guerreiro, o conquistador de idéias, o reconciliador de dogmas racionais, de um culto sem recurso a imagens, fundador de vinte impérios terrestres e de um império espiritual, assim foi Muhammad(SAS). De acordo com todos os padrões pelos quais a grandeza de um homem pode ser aferida, poderemos bem perguntar-nos: Existe algum homem melhor que ele?"

George Bernard Shaw o descreve de forma semelhante: "Ele deve ser apelidado de Salvador da Humanidade. Considero que se um homem como ele assumisse o poder do mundo moderno, seria capaz de resolver os problemas que assolam a humanidade, de forma a trazer-lhe a tão necessária felicidade e paz."


 “Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24



Nenhum comentário:

Postar um comentário