Bismallah
Louvado seja Deus, o
Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há divindade exceto Deus
Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus
Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus
familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia
Derradeiro.
Xiismo e Sunismo
“Não és responsável por aqueles que dividem a sua religião e formam seitas, porque sua questão depende só de Deus, o Qual logo os inteirará de tudo quanto houverem feito.” (Alcorão 6:159)
Um dos cenários mais surpreendentes para os não-muçulmanos e novos muçulmanos é a divisão que podem ver entre muçulmanos xiitas e sunitas. Alguns tendem a ficar confusos quando vêem que cada grupo reivindica estar seguindo o verdadeiro Islã. A palavra “sunita” em si vem do termo “Sunnah”, que é são os ensinamentos do Profeta Muhammad(S). A palavra xiita (Shi’a em árabe) significa “apoiadores” os xiitas seguem doze Imams infalíveis.O Xiismo difere no primeiro e mais importante pilar do Islã e da fé, chamado de Shahada, o testemunho que se dá ao afirmar a fé no Islã, de que ninguém merece adoração exceto Deus e que Muhammad é Seu servo e mensageiro. O testemunho é o aspecto mais importante do Islã, e toda a religião é construída sobre ele, que personifica esse monoteísmo e crença em Deus singular e total.Sua shahada compreende a declaração: “Ninguém merece adoração exceto Deus e Muhammad é Seu servo e mensageiro e Ali é Seu amado e escolhido, e sucessor do Profeta.”
O
Profeta(S) disse: Toda inovação é um desvio e todo desvio leva ao inferno
A crença apropriada sobre Deus, ou credo, é o aspecto mais importante da religião do Islã. Durante os primeiros 13 anos da missão profética de Muhammad(S), ele corrigiu as crenças do povo sobre Deus e advertiu-os contra adorar a outros ao lado de Deus, sejam eles anjos, profetas, santos, mártires, árvores, pedras, estrelas ou ídolos. Explicou que apenas Deus, Aquele que os criou, era para ser adorado. Poucas legislações e atos de adoração foram revelados para esse período. A maioria do Alcorão em si chama para essa crença.
Essa é uma crença inflexível no Islã e é a base a partir da qual se entra no Islã. Allah(SWT) diz no Alcorão que adorar outros ao lado Dele é um pecado merecedor de danação eterna no Inferno:“A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal!” (Alcorão 5:72)
A interseção, como sabemos, religiosamente, se define como pedirmos para eu alguém interceda por nós perante Allah. Assim a escola Shia diz que podemos pedir interseção aos Imams para que os mesmos advoguem por nós, através e súplicas a Allah. A escola sunni diz que isso é errado, pois isso contraria os conceitos de Unificação de Divindade. A Unificação de Divindade Tawhid al-Uluhiyyah é a crença que todas nossas ações, adorações e sentimentos devem ser voltadas unicamente para Allah, assim não podemos pedir ou suplicar nada para ninguém senão Allah, pois do contrário estaríamos colocando aquilo ou aquele a quem suplicamos no mesmo nível de Allah.
A crença apropriada sobre Deus, ou credo, é o aspecto mais importante da religião do Islã. Durante os primeiros 13 anos da missão profética de Muhammad(S), ele corrigiu as crenças do povo sobre Deus e advertiu-os contra adorar a outros ao lado de Deus, sejam eles anjos, profetas, santos, mártires, árvores, pedras, estrelas ou ídolos. Explicou que apenas Deus, Aquele que os criou, era para ser adorado. Poucas legislações e atos de adoração foram revelados para esse período. A maioria do Alcorão em si chama para essa crença.
Essa é uma crença inflexível no Islã e é a base a partir da qual se entra no Islã. Allah(SWT) diz no Alcorão que adorar outros ao lado Dele é um pecado merecedor de danação eterna no Inferno:“A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal!” (Alcorão 5:72)
A interseção, como sabemos, religiosamente, se define como pedirmos para eu alguém interceda por nós perante Allah. Assim a escola Shia diz que podemos pedir interseção aos Imams para que os mesmos advoguem por nós, através e súplicas a Allah. A escola sunni diz que isso é errado, pois isso contraria os conceitos de Unificação de Divindade. A Unificação de Divindade Tawhid al-Uluhiyyah é a crença que todas nossas ações, adorações e sentimentos devem ser voltadas unicamente para Allah, assim não podemos pedir ou suplicar nada para ninguém senão Allah, pois do contrário estaríamos colocando aquilo ou aquele a quem suplicamos no mesmo nível de Allah.
Para
provar que podem recorrer a interseção os xiitas usam Hadiths (ditos,
ensinamentos do Profeta) considerados fracos. Ou uma interpretação duvidosa do
Alcorão como , por exemplo, a Surra de José que conta a história de
José(AS). Vejamos agora a interpretação de um xiita sobre a interseção:
Os
irmãos de José pedem a seu pai para que intercedam por eles perante Allah por
perdão a eles. “[Os irmãos de José] Disseram: Ó nosso pai! Implora perdão
por nossos delitos. Por certo, estávamos errados. Disse [o pai]: Implorei a meu
Senhor perdão para vós (...)” (Yussuf 97 – 98). Agora, talvez a questão que
apareça em sua mente é “Mas o pai de José e seus irmãos estava vivo, os doze
Imams estão mortos, não podemos pedir interseção para os mortos, pois eles nada
podem fazer”. Mas veja o que Allah diz em seu sagrado livro: E não creiais
que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrario,
vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor. (Al Imran 169) E portanto se os
mesmos(Imams) foram mortos na causa de Allah, podemos concluir que o ato de
pedir interseção a estes não é errado e nem ao menos idolatria.
Os xiitas
recorrem também ao Hadith em que o Profeta(S) fala: “Eu serei o primeiro
intercessor pelo paraíso” Para dizer assim que a interseção é permitida.
Analisemos
agora as interseções mencionadas:
Surra
de José- Essa interseção é de alguém orar
pedindo por você, e isso é totalmente valido. Pois não são os irmãos de
José(AS) que estão orando para Jacó(AS), e sim Jacó orando para Allah(SWT)
mencionando seus filhos.
Pelos Mártires- Dizer que se pode orar e pedir a interseção de um morto porque ele é mártir, é o mesmo que muitos cristãos católicos fazem, adorando pessoas que morreram pela causa de Deus "Tomam seus rabinos e seus monges por senhores, além de Allah" (Alcorão 9:31). E se podemos rezar e pedir aos Imams podemos rezar e pedir a Jesus(AS) já que ele não morreu e esta no Céu, esperando para voltar.
Muhammad- Esta interseção é pedir a Allah(SWT) por alguém, observe que Muhammad(S) vai pedir para Allah diretamente e não por intermediários. Ele orara por nós, mais nós não podemos orar para ele.
Pelos Mártires- Dizer que se pode orar e pedir a interseção de um morto porque ele é mártir, é o mesmo que muitos cristãos católicos fazem, adorando pessoas que morreram pela causa de Deus "Tomam seus rabinos e seus monges por senhores, além de Allah" (Alcorão 9:31). E se podemos rezar e pedir aos Imams podemos rezar e pedir a Jesus(AS) já que ele não morreu e esta no Céu, esperando para voltar.
Muhammad- Esta interseção é pedir a Allah(SWT) por alguém, observe que Muhammad(S) vai pedir para Allah diretamente e não por intermediários. Ele orara por nós, mais nós não podemos orar para ele.
Crenças Básicas que Diferem os Xiitas dos Sunitas
Imanato: Os xiitas acreditam nos chamados Imams, ou seja, doze homens, sendo onze descendentes do Profeta Muhammad (s) foram escolhidos para guiar a Ummah (comunidade islâmica) no caminho correto do Islam.
Crença nos Sábios: Os xiitas acreditam nas palavras dos Aiatolás e dos Sayed’s. Os Aiatolás são vistos como grandes sábios e os Sayed’s são vistos como descendentes diretos ou indiretos do Profeta (S).
‘’ Aquele que tentar introduzir em nossa religião algo que não faça parte dela será rechaçado.”
DOZE IMAMS
1 – Imam
Ali ibn Al Khatab
2 – Imam Hassan ibn Ali
3 – Imam Hussein Ibn Ali
4 – Imam Ali Ibn Hussein
5 – Imam Muhammad ibn Ali
6 – Imam Jafar ibn Muhammad
7 – Imam Musa ibn Jafar
8 – Imam Ali ibn Musa
9 – Imam Muhammad ibn Ali
10 – Imam Ali ibn Muhammad
11 – Imam Hassan ibn Ali
12 – Imam Muhammad ibn Hasan
É muito importante respeitar os primeiros califas, e a família de Muhammad(S), Ali(R) o quarto califa é amada por todos os muçulmanos mais os xiitas exageram no seu amor por ele se desviando do Islam.
2 – Imam Hassan ibn Ali
3 – Imam Hussein Ibn Ali
4 – Imam Ali Ibn Hussein
5 – Imam Muhammad ibn Ali
6 – Imam Jafar ibn Muhammad
7 – Imam Musa ibn Jafar
8 – Imam Ali ibn Musa
9 – Imam Muhammad ibn Ali
10 – Imam Ali ibn Muhammad
11 – Imam Hassan ibn Ali
12 – Imam Muhammad ibn Hasan
É muito importante respeitar os primeiros califas, e a família de Muhammad(S), Ali(R) o quarto califa é amada por todos os muçulmanos mais os xiitas exageram no seu amor por ele se desviando do Islam.
“O Islam se assenta sobre cinco pilares. O primeiro de todos é prestarmos testemunho de que não existe outra divindade além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; o segundo é a prática das orações; o terceiro é a paga do tributo social (zacat); o quarto é a peregrinação à Casa de Deus (em Makka); e o quinto é a observância do jejum no mês de Ramadan.”
Outra diferença meu irmão é na Assalat, oração; onde os Xiitas juntem as em tres horários ao em vez de cinco horários. Há outras diferenças bem mais extremas que causaram problemas entre os Xiitas e Ahl Assuna é o desrespeito para a mãe dos crente e esposa do Profeta Mohammad(S), Aisha que Allah esteja satisfeito com ela.
ResponderExcluirCaro Irmão:
ResponderExcluirOs xias não oram aos imames nem às sepulturas, mas respeitam. É diferente. Você não respeitaria o túmulo de seus pais?
Veja o que essa crença radical (wahabismo) está fazendo com o mundo islâmico. Veja a que nível de perversidade chegaram.
As outras religiões também tem várias linhas de pensamento. Mas por que só no islam se atacam? Acha justo matar os shias como faz o EI?
Na verdade, o wahabismo foi uma aliança muito conveniente entre as monarquias árabes e os religiosos.
Pense nisso!