sábado, 15 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: TOLERANCIA RELIGIOSA



Bismallah

Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Muitos acreditam, equivocadamente, que o Islã não tolera a existência de outras religiões presentes no mundo.  Este artigo discute algumas das bases que o próprio Profeta Muhammad(S) estabeleceu no lidar com pessoas de outras crenças, com exemplos práticos de sua vida. 

Um dos aspectos mais importantes da questão dos Direitos Humanos é o respeito e tolerância que a sociedade deve mostrar para as religiões de outras pessoas, o que, naturalmente, inclui a questão da liberdade de religião. Para os muçulmanos, a tolerância religiosa não é uma questão de postura política e sim uma obrigação religiosa muito séria. Eles devem ser uma força contra todo o tipo de intolerância, mesmo aquela que é promovida sob a capa da tolerância.

Uma vez que o controle estava com os muçulmanos, o Profeta(S) fez alertas estritos contra qualquer mau tratamento de pessoas de outras crenças.  Ele disse:“Cuidado! Quem quer que seja cruel e duro com uma minoria não-muçulmana ou restrinja seus direitos ou os sobrecarregue com mais do que podem suportar, ou tome qualquer coisa deles contra sua vontade, eu  acusarei no Dia do Juízo.” (Abu Dawud)

Definitivamente, o Alcorão ensina aos muçulmanos que respeitem a crença e a fé dos outros, e recomenda o diálogo construtivo, a ser conduzido, sempre, com respeito, amizade e consideração, e assegura a todos o direito à liberdade confessional, à liberdade de pensar e de crer."NÃO HÁ IMPOSIÇÃO QUANTO A RELIGIÃO, PORQUE JÁ SE DESTACOU A VERDADE DO ERRO...” (C. 2 – V.256)

Allah(SWT) diz no versículo acima que ha dois caminhos e podemos escolher entre eles, a verdade e a falsidade, e não cabe a ninguém escolher por nós, cabe apenas orientarmos as pessoas para o melhor caminho, mais a escolhe final e dela.

Omar Ibn Al Khattab (Que Deus esteja satisfeito com ele) o segundo califa do Islam, mostrou durante sua vida o respeito que os muçulmanos devem ter com os não-muçulmanos: Omar,R, foi assassinado por um não-muçulmano com um golpe nas costas enquanto orava, ele disse no seu leito de morte "Quero que vocês(muçulmanos), em nome do povo a quem foi concedida proteção em nome de Deus e de Seu Profeta (isto é, os dhimmis, as minorias não muçulmanas que vivem no Estado islâmico), honre nosso acordo com eles. Nosso pacto com eles deve ser cumprido, devemos lutar para protegê-los, e eles não devem ser sobrecarregados além de suas possibilidades"

Vemos que Omar,R, foi capaz de conter o ódio, e pregou pelo mais importante a paz. Lembrou também que o erro individual de alguém não é o de toda uma comunidade, por exemplo o erro de um cristão não significa que todos os cristãos são maus.

O mesmo Omar,R, foi visitar Jerusalém, para firmar um acordo com os seus residentes, aproveitou para visitar a igreja de Santo Sepulcro. Quando chegou a hora da oração muçulmana, ele e os seus companheiros, retiraram-se da Igreja e foram orar fora. Quando lhe foi perguntado a respeito disso, respondeu: “Temi que se tivesse orado dentro da igreja, poderiam os muçulmanos em tempo futuro, reivindica-la para as sua próprias orações sob o pretexto de que Omar orou dentro dela e que pudesse ser transformada numa Mesquita".

Definitivamente, o Alcorão ensina aos muçulmanos que respeitem a crença e a fé dos outros, e recomenda o diálogo construtivo, a ser conduzido, sempre, com respeito, amizade e consideração, e assegura a todos o direito à liberdade confessional, à liberdade de pensar e de crer.

“não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os agressores” (Alcorão 2:190).

Alcorão (5:8): “Ó fiéis, sede perseverantes na causa de Deus e prestai testemunho, a bem da justiça; que o ódio aos demais não vos impulsione a serdes injustos para com eles. Sede justos, porque isso está mais próximo da piedade, e temei a Deus...”.

Allah(SWT) no Seu livro nos lembra a ser justo acima de tudo ,acima de nosso ódio, de nosso desejo de justiça, lembra que devemos agir de acordo com Sua revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário