sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: O RAMADAN


 
Bismallah

Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.




RAMADAN



“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e de discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio desse mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais.” (2:183-185)
Ramadan é 9 mês do calendário islâmico, nesse mês os muçulmanos fazem um Jejum para Allah, esse Jejum é a abstenção de comer, beber, e de relações sexuais da alvorada até ao por do sol com a exclusiva intenção de agradar a Allah(swt).
É um mês de reflexão, de sacrifício, de autocontrole, de incremento na adoração a Deus e de redução das atividades mundanas. O Jejum não é somente a abstinência de comer, é um meio de nos tornamos melhores e mais pacientes, todo o nosso corpo deve jejuar. A língua jejuar não dizendo ofensas, o ouvido não ouvindo conversas fúteis, os olhos não olhando para o que não devia. Se um indivíduo estiver a jejuar, ele não deve usar má linguagem, levantar a sua voz, ou comportar-se estupidamente. Se alguém brigar ou lutar com ele, ele deve dizer´´estou jejuando’’ e manter a calma.
Ao jejuarmos, lembramos os milhões de seres humanos que vivem abaixo do limiar da pobreza, sem as condições básicas de subsistência. É o mês em que nos preocupamos com os necessitados, providenciando-lhes alimentos e outros bens essenciais.

O Profeta(s) disse: O jejum não consiste somente em abster-se de comer e beber, mas também do discurso fútil e de uso de má linguagem. Se um de vós for insultado ou incomodado, ele deverá responder: “Estou jejuando, estou jejuando”.

Jejum é obrigatório a todo Muçulmano são, adulto e saudável que não esteja em viajem durante este mês. Aqueles que não é necessária o Jejum devem alimentar um necessitado para cada dia não jejuado. O jejum não é obrigatório para: Pessoas idosas, pessoas com doenças crônicas; mulheres grávidas e as que estão a amamentar, caso recearem conseqüências adversas para elas ou os seus bebês.

A pessoas que podem escolher adiar o Jejum para outros dias do ano são elas: doentes, viajantes e as mulheres em menstruação e as que passam pela condição de derrame de sangue pós-parto.

O Profeta(S)disse sobre as graças de Ramadan "Abram-se nele, as portas do Céu, fecham-se nele as portas do Inferno e acorrentam-se nele os Demônios Gigantes''


O Ramada é um mês Sagrado nele Allah perdoa os nossos pecados, nesse mês foi revelado o Alcorão e nele a uma noite que é melhor do que 1000 meses. Observe bem que passar essa noite orando e adorando Allah sinceramente é como se passássemos 83 anos fazendo o mesmo, essa noite é o Laylat al-Qadr.

A noite de Qadr, Noite do Decreto, Noite do Poder, Deus diz que o valor dessa noite é maior do que o de mil meses, uma vida de mais de oitenta e três anos. Esta noite foi a qual o Alcorão foi revelado pela primeira vez, diz o Alcorão: “Sabei que revelamos o Alcorão, na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. Ela é paz, até ao romper da aurora!” (Alcorão 97:1-5).

 Não se sabe ao certo em que data caia a Laylat al-Qadr, alguns dizem que é a do dia 27, outros que se deve procurar essa noite nos 10 últimos dias, o certo é que Allah sebe mais e quer que nos esforçamos para o servir seja qual dia for.

O fim do mês de jejum é celebrado em 1 de Shawal o décimo mês, que vem depois do Ramadan. O Eid-al-Fitr é um dia de agradecimento a Deus e um dia de encontrar a família e amigos. A uma oração especial no Eid e um sermão, as orações do Eid são em locais abertos. O Imam lidera as orações nos horários determinados e então faz um sermão. No final do sermão as pessoas suplicam, se saúdam, abraçam e parabenizam mutuamente pela conclusão bem sucedida do Ramadan e pedem a Deus a aceitação de seus esforços em Sua obediência.
Vimos a importância do Ramadan, vimos que neste mês prevalece a igualdade, pois nele o pobre e o rico ficam de jejum para agradar Deus, pessoas de todas as cores classes vão para as mesquitas e ficam lado a lado, o mês do Ramadan prevalece a bondade e o amor ao próximo e a obediência a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário