sábado, 22 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: O HAJJ




Bismallah
Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.
Hajj

Hajj é o 5 pilar do Islam, é uma peregrinação a Makka. Esta peregrinação é realizada no mês de Dhul-Hijjah, o décimo segundo mês do calendário islâmico. É obrigatória pelo menos uma vez na vida, para qualquer muçulmano, homem ou mulher, que for mental, financeira e fisicamente apto.
A peregrinação a Meca tem, entre outras, as seguintes características:

  • É a mais ampla convenção anual de Fé, muçulmanos de diferentes origens se encontram e se conhecem, convivendo entre si. É também a maior manifestação de paz espiritual com carácter regular que a história da humanidade jamais conheceu.
  • Durante a Peregrinação o tema predominante é a paz, e a oração; paz com Deus e com a própria alma, paz com os outros semelhantes. É estritamente proibido perturbar a paz de qualquer pessoa ou criatura, seja de que maneira for.
A título informativo, esta peregrinação tem a participação de cerca de quatro milhões de pessoas.
É uma demonstração integral da universalidade do Islão e da fraternidade e igualdade entre os muçulmanos.
Em resposta à chamada de Deus, os muçulmanos de todas as esferas da vida, de todas as classes e profissões, vindas de todas as partes do mundo, reúnem-se em Meca. Vestem-se todos da mesma forma e com a mesma simplicidade. Não há realeza, mas sim devoção de todos a Deus. Não há aristocracia, mas humildade.
O traje utilizado é o “ihram”, que é composto de dois panos brancos que caem pela frente e pelas costas no caso dos homens, ficando com a cabeça a descoberto e no caso das mulheres o “ihram” é composto por uma ampla capa e véu.
É uma confirmação da dedicação dos muçulmanos a Deus e a sua disposição de abandonar os interesses materiais ao serviço d’Ele.
O Hajj familiariza os peregrinos com a ambiente espiritual e histórico do Profeta Muhammad.
A maioria dos rituais da peregrinação baseiam-se em atos praticados pela família do profeta Abraão(as) quando foi incumbido por Deus de reconstruir a Kaaba juntamente com o seu filho.


É uma lembrança da Grande Assembléia do Dia do Juízo Final, em que todos comparecerão perante Deus, em pé de igualdade à espera do seu Destino Final, sem poderem pretender nenhuma superioridade de raça ou de linhagem.
 
"Quem cumprir a peregrinação sem pronunciar nada censurável e sem cometer nada condenável retornará como no dia em que nasceu"(ou seja puro sem pecados).

Os elementos principais do Hajj recordam ao tempo do grande Profeta Abraão(AS), são eles:

1º-Al Ihram – É a intenção de cumprir a peregrinação. A partir do momento em que o peregrino se propõe a iniciar os rituais da peregrinação, ele veste duas peças de tecido, de preferência branco, eliminando, dessa forma, as diferenças de cultura e de classes entre as pessoas, ficando todos iguais perante Deus.

2º-Al Tawaf – Consiste em dar sete voltas em torno da Kaaba, repetindo, com isso, o que foi feito pelo profeta Abraão e seu filho Ismael. (Que a benção e a paz de Deus estejam com todos eles). É também como se fosse uma réplica, aqui na terra, do que os anjos fazem constantemente no céu, circundando o Trono de Deus, orando e adorando-O.

3º-Al Sai- Consiste em percorrer a distância entre os montes de Al Safa e Al Marua, sete vezes, repetindo com isso o que foi feito pela esposa do profeta Abraão, Agar, quando procurava água para o seu filho Ismael .

4º-Jamarat – Que consiste em repetir o mesmo ato feito pelo profeta Abraão, quando estava indo cumprir a ordem de Deus de sacrificar o seu filho Ismael.

5º-A parada em Arafat – Que consiste em ficar ali desde o entardecer do dia nove até o pôr
do sol do mesmo dia. Arafat é o único local na realização da peregrinação, em que todos os peregrinos ficam juntos num mesmo lugar.

Os peregrinos passam esses momentos em oração, pedindo perdão a Deus. Podemos ter nesse momento uma idéia, uma visão de como será o Dia do Juízo Final, onde todos os seres humanos, após serem ressuscitados, estarão juntos esperando pelo julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário