sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A VERDADEIRA HISTORIA DO CARNAVAL


Bismillah
O Carnaval é antigo e sua historia vem de adorações de deuses pagães em todo mundo. Os primeiros registros conhecidos sobre esta festividade datam de aproximadamente 5000 anos atrás na Babilônia, onde se venerava a Marduk (deus pagão que, segundo a lenda, fundou a cidade).
Foi também uma celebração em homenagem a deusa Osiris que se realizava no Egito.
Também é dito que o carnaval teve origem em Roma, com as celebrações Saturnais (em homenagem a Saturno), Bacanais (em homenagem a Baco) e Lupercais (em homenagem ao deus Pan). Na Grécia era realizado um festejo em homenagem a Dionísio. Em Olímpia, Creta e outras populações da Grécia, era sacrificado anualmente um homem que representava a Cronos, o equivalente a Saturno dos romanos.
Estas celebrações  tinham como objetivo venerar a alguma divindade pagã, e se caracterizavam pela selvageria, violência e obscenidade.
Quem é o Rei Momo?
Segundo a mitologia grega, Momo é o filho do sono e da noite; e é o deus da zombaria, do sarcasmo e da ironia. O Mom era conhecido como o protetor daqueles que se entregavam a loucura, ao escândalo, aos vícios e aos excessos. Era representado como um bufão (bobo, palhaço), que usava um gorro com guizos, um cetro e uma máscara. Atualmente o Momo é a figura central dos carnavais

Um comentário:

  1. Interessante essa história!

    Sobre o rei Momo, ouvi outra história: Todo ano um rapaz bem bonito era escolhido para ser o Rei Momo, e no carnaval, podia fazer tudo o que queria, transar com todas, aí quando o carnaval acabava, o rapaz era morto.

    ResponderExcluir