quinta-feira, 29 de novembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM

Bismalllah
  Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.


ISLAM
  Islam é uma palavra da língua árabe que significa submissão à Vontade de Deus. É derivada da raiz  “selem”, que significa paz, muçulmano é aquele que pratica o Islam, ou seja, aquele que se submete à Vontade de Deus.
  O Islam é mais que uma religião, o Islam é um modo de vida onde o muçulmano segue a vontade daquele que o criou, se afastando daquilo que Ele proibio, e se esforçando para aumentar sempre sua Fé, e seu amor. 
  Os muçulmanos devem seguir a Lei de Deus, sem muda-la, sem diminuía ou aumenta-la. Os muçulmanos devem seguir a ordem de Deus(SWT), e o exemplo do Profeta Muhammad(S).
O Islam se baseia em 5 pilares, são eles:
  1. Crer que Deus é único e que Muhammad é seu Profeta;
  2. Cumprir as cinco orações diárias, que purificam o coração, aproximam Criador e criatura, além de direcionarem o homem à moralidade e controle de suas ações;
  3. Jejuar no mês de Ramadã, o nono mês do calendário islâmico(que é lunar). Com isso desenvolvemos a paciência, a solidariedade com os nescecitados e a força de vontade para resistir às dificuldades;
  4. Pagar uma taxa anual chamada Zakat, obrigatória para todo aquele que tiver condições financeiras para isso. É utilizada para auxiliar os pobres e a sociedade em geral. Isto ajuda a estabelecer o equilíbrio econômico e a justiça social.
  5. A realização da peregrinação à cidade de Meca ao menos uma vez na vida, para todo aquele que tiver condições físicas e materiais para fazê-la. É o momento do encontro da comunidade muçulmana que traz para o coração de cada um a vivificação da fé.
Esses são os pilares da religião e um muçulmano não os pode desrespeitar e esquecelos. A ainda os Pilares da Fé que moudam a Fé de um crente, são eles:
  1. Crer em Deus.
  2. Crer nos anjos.
  3. Nos livros (Torá revelada à Moisés(as), Salmos revelados à David(as), Evangelho revelado à Jesus(as) e no Alcorão revelado à Muhammad).
  4. Nos Profetas e Mensageiros.
  5. Crer na ressurreição.
  6. Crer na pré-destinação.
  A uma confusão, pois muitos acham que Allah(SWT) é um Deus diferente do Deus dos cristãos e judeus, mais na verdade Allah significa Deus em árabe, portanto os cristãos e judeus que moram na Arábia e querem se dirigir a Ele usam Allah. Achar que Allah é um Deus diferente é o mesmo que achar que quando os ingleses dizem God, ou os espanhóis dizem Dios é como que se referissem a diferentes deuses. A palavra Allah tem duas partes, Al significa O, e Elah significa Deus, logo Allah significa O Deus.
  O ensinamento mais importante e mais fundamental dos Profetas,(todos sem exceção) é a fé em Deus, "Não há outra divindade senão Allah" (la ilaha illallah). Esta bela sentença é a pedra fundamental do Islam. É esta crença que faz a diferença entre um muçulmano e um kafir (descrente), um mushrik (aquele que associa parceiros a Deus em Sua Divindade) ou um dahriyah (um ateu).
    A palavra ilah, em árabe, quer dizer "aquele que é adorado", ou seja, um ser que, por sua grandeza e poder, é considerado merecedor de ser adorado.
Tawhid é a crença na unicidade de Deus, na criação, no dever de ser adorado, nos nomes. O Tawhid se divide em três partes:
  • Tawhid ar-rububiyyah(unicidade do Criador) que significa acreditar que Deus criou, mantém e é o Senhor de tudo e de todos; 
  • Tawhid al-Uluhiyyah(unicidade da divindade), que expressa que Allah é o Único a quem devemos adorar e a quem devemos dirigir nossas suplicas, sem que haja intermediários entre os homens e Ele; 
  • Tawhid al-Asmá ua Sifát(unicidade dos nomes e atributos de Allah), que quer dizer que a Allah pertencem todos os nomes e atributos da perfeição, por isso devemos nos submeter totalmente a Ele.
O Islam é uma religião que prega a igualdade e justiça entre os homens, isso se pode ver quando falamos dos pilares do Islam. O primeiro deles nos lembra que Allah(SWT) é o Criador e nos fez todos iguais. O segundo a oração coloca os muçulmanos juntos em fileiras 5 vezes ao dia, todos se ajoelhando e prostando, lembrando assim da nossa igualdade. O Ramadã faz o rico e pobre jejuarem, o rico percebe o que o pobre passa nos seus dias, e começa a doar mais e ajudar os necessitados. O Zakat faz aqueles que tem ajudarem o necessitado, e dividirem os lucros. A peregrinação leva os muçulmanos de todas as classes, todas as cores, de todas as nacionalidades para um único local, todos com a mesma roupa e cumprindo os mesmos rituais.
  O Islam lembra que todos somos iguais pois todo adoramos um ÚNICO E VERDADEIRO SENHOR, ALLAH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário